12 de maio 2014

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A doença periodontal é uma doença infeciosa, que se caracteriza pela progressiva perda de inserção gengival e destruição do tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo pode levar à perda dentária.

O objectivo principal do tratamento da doença periodontal consiste em reestabelecer a saúde do periodonto, através da redução ou remoção de espécies periodontopatogênicas das superfícies dentárias e a recuperação da estrutura e função dos tecidos periodontais perdidos.

As técnicas convencionais de tratamento da doença periodontal, tanto cirúrgicas como não cirúrgicas, poderão levar a uma redução das bolsas periodontais, impedindo a progressão da doença.

Os procedimentos cirúrgicos clássicos permitem, através de um bom acesso às superfícies radiculares, uma eficaz redução das bolsas periodontais com melhoria da arquitetura óssea.

No entanto, estas técnicas têm um potencial limitado no que diz respeito à recuperação dos tecidos perdidos e estão geralmente associadas a um aumento da recessão dos tecidos periodontais.

Nas últimas décadas, a comunidade científica tem procurado desenvolver novos materiais de regeneração e novas técnicas cirúrgicas que permitam regenerar o periodonto de uma forma mais previsível.

Esta apresentação irá focar-se na literatura existente relativamente à anatomia e cicatrização do periodonto, cirurgia periodontal ressetiva e regenerativa, materiais de regeneração periodontal e complicações.

 

Helena Francisco

  • Pós-graduação em implantologia pela New York University College of Dentistry, New York – USA, em (2006/2008);
  • Pós-graduação em periodontologia pela New York University
  • College of Dentistry, New York – USA (2005/2006);
  • Assistente convidada e co-coordenadora do Departamento de Implantologia FMDUL desde 2009;
  • Aluna de doutoramento na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Membro do Young Clinicians Committee, American Academy of Osseointegration;
  • Membro do Junior Committee, European Academy of Osseointegration

 

Curso ministrado por

Helena Francisco