18 de abril 2014

Loulé

10:00 às 11:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

O cancro oral engloba o conjunto de tumores malignos que podem ocorrer em qualquer tecido da cavidade oral e a sua incidência tem vindo a aumentar. Aproximadamente 90% dos casos de cancro oral são carcinomas de células escamosas ou epidermóides.

O carcinoma epidermóide da cavidade oral é 6º tipo de cancro mais comum em homens nos países desenvolvidos, e o 10º nas mulheres. A sua causa é multifatorial e o prognóstico de vida do doente está diretamente relacionado com o estadio de desenvolvimento do tumor quando é feito o seu diagnóstico.

A classificação atualmente usada para o estadiamento de tumores designa-se por classificação TNM – tamanho da lesão (T), a existência de metástases regionais (N) e à distância (M). A presença de metástases nos gânglios linfáticos é um dos indicadores mais importantes no prognóstico desta neoplasia maligna.

A sobrevida dos pacientes cinco anos após o diagnóstico ainda é baixa, mesmo após todos os esforços desenvolvidos em termos de pesquisas e do progresso alcançado com as estratégias de diagnóstico e tratamento.

Os principais objetivos desta apresentação são: promover o interesse nos médicos dentistas para a elaboração de rotinas programadas para a deteção de lesões suspeitas e reconhecer as principais características clínicas e fatores de risco da doença.

 

Otília Adelina Pereira Lopes

Títulos Profissionais

  • 2012: Grau de Doutor (Doutoramento em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto)
  • desde 2005: Docente na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – Serviço de Medicina e Cirurgia Oral
  • 2004: Médica Dentista (Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto)

Publicações e Conferências

  • oito artigos publicados em revistas nacionais e internacionais
  • doze resumos publicados em revistas nacionais e internacionais
  • trinta e duas apresentações orais sob a forma de poster/comunicação em congressos nacionais e internacionais
  • onze conferências proferidas
Curso ministrado por

Otília Adelina Pereira Lopes