29 de outubro 2012

21:00 às 23:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

Em prótese parcial removível, as situações de desdentação de extremo livre (próteses dento-muco suportadas) são aquelas que maiores dificuldades apresentam em termos de satisfação dos requisitos básicos de adaptação, retenção, estabilidade e conforto.

Existem factores incontornáveis, como sejam as características anatómicas do paciente, mas outros factores como o grau de extensão da base protética, o tipo e a precisão da impressão realizada, assim como o desenho da estrutura metálica e ainda o esquema oclusal, devem ser da responsabilidade do clínico.

O objectivo principal da realização de uma impressão funcional nas desdentações de extremo livre é a obtenção da máxima área de suporte para a prótese, minimizando consequentemente a movimentação da mesma.

A técnica do modelo alterado ou modificado baseia-se no princípio de que não é possível obter com uma mesma impressão a replicação anatómica dos tecidos duros (dentes) e a replicação funcional dos tecidos moles, o que seria idealmente desejado.

Esta técnica contempla uma 1ª impressão da arcada completa (anatómica) e uma 2ª impressão parcial das zonas desdentadas (funcional).

 

200x200-claudia-silvaCláudia Silva

  • Médica Dentista, licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)
  • Master em Cirurgia Oral e Implantologia pela Universidade de Toulouse
  • Mestrado em Reabilitação Oral pela FMDUP
  • Docente da Licenciatura e do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (FCS – UFP)
  • Docente do Curso de Competências Clínicas Profissionalizantes em Medicina Dentária da FCS- UFP

 

Monofolha de apresentação do curso (pdf, 630 kb)

 

Inscrição

Os cursos de fim de dia, constantes do programa de formação contínua para 2012, são gratuitos para todos os médicos dentistas com a situação de quotas regularizada e estudantes de medicina dentária. Para outras classes profissionais, o valor é 50,00€.

Inscrições fechadas por lotação esgotada.

 

facebook

 

Patrocinador oficial

logo-axa

Curso ministrado por

Cláudia Silva