16 de abril 2012

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

O bruxismo é uma parafunção identificada em quase 20% da população adulta mundial. Assim, porque continuam muitos dos nossos pacientes não-diagnosticados? Não saberemos diagnosticar? Falta-nos informação/instrumentos de diagnóstico? São os pacientes que rejeitam o diagnóstico? Quais os receios e implicações inerentes ao diagnóstico? Um paciente bruxómano não pode ser reabilitado? Qual o motivo porque os pacientes bruxómanos são a principal causa de insucesso das reabilitações? Qual a conduta clínica na reabilitação do paciente bruxómano?

caso20120416aO bruxismo é uma das causas mais determinantes do desgaste dentário patológico e da qual os pacientes geralmente não têm consciência. É uma parafunção caracterizada por aperto ou atrição/abrasão entre os dentes culminando em desgaste dentário patológico.

Estes movimentos parafuncionais podem ocorrer durante o dia e/ou durante a noite (a dormir), sendo este último o mais perigoso, uma vez que os mecanismos sensoriais de alerta/defesa estão ausentes.

Neste curso procuraremos abordar noções de diagnóstico do bruxismo (abordagem bio-psico-social), plano de tratamento (técnicas, materiais, timmings), terapia inicial (desprogramação neuro-muscular, recuperação DVO, tradução para a reabilitação), reabilitação provisória (transferência para a definitiva), reabilitação definitiva (materiais, técnicas transferência informação laboratório) e protocolo de manutenção.

Suportadas por casos clínicos, serão abordadas reabilitações integradas e multidisciplicares com recurso a prótese removível, prótese fixa (dento-suportada e implanto-suportada) e dentistaria operatória.

 

Pedro Nicolau200x200-pedro-nicolau

  • Licenciado e Doutorado em Medicina Dentária da pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Professor Auxiliar do Departamento de Medicina Dentária da FMUC
  • Regente da Disciplina de Prostodoncia Removível e Docente do Curso de Pós-graduação em Reabilitação Oral Protética da FMUC
  • Conferencista em diversos cursos de implantologia e prostodoncia
  • Autor e Co-autor de publicações nacionais e internacionais nas áreas da implantologia e prostodoncia

 

Ricardo Dias200x200-ricardo-dias

  • Licenciatura em Medicina Dentária em 2006
  • Pós-Graduado em Reabilitação Oral Protética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Aluno de Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Assistente Convidado da disciplina de Prótese Fixa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Curso de Formação Contínua em Implantologia em 2007
  • ITI Member
  • Autor e Co-autor de vários trabalhos científicos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais

 

Monofolha de apresentação do curso (pdf, 225kb)

 

facebook

 

Patrocinador oficial Patrocinadores
logo-axa logo-astratech
Curso ministrado por

Pedro Nicolau e Ricardo Dias