26 de março 2012

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

O tratamento endodôntico não cirúrgico é uma opção amplamente utilizada pelos médicos dentistas para preservar a dentição natural.

O retratamento endodôntico surge em consequência de um insucesso que pode ter causas endodônticas ou não endodônticas.

Apesar do sucesso endodôntico ser elevado, a sua popularidade e o aumento do número de tratamentos endodônticos cria uma maior probabilidade de haver uma percentagem, ainda que reduzida, de tratamentos mal sucedidos.

caso-20120326Por outro lado, a infiltração coronária, por perda total ou parcial, de uma restauração pode levar a uma contaminação do sistema de canais radiculares sendo uma razão apontada por vários autores para retratar endodonticamente um dente. A renovação de restaurações pode também implicar uma nova abordagem canalar.

Causas de origem iatrogénica podem obrigar a uma intervenção mais especializada.  Antes de repetir um tratamento endodôntico, o médico dentista deve avaliar o caso. Se o dente for viável, então, a única opção é o retratamento endodôntico. Esta última alternativa pode ter duas vertentes, a repetição do tratamento convencional ou optar por uma abordagem cirúrgica.

A decisão em optar pelo retratamento não cirúrgico ou cirúrgico deve obedecer a uma avaliação criteriosa: balanço de riscos e benefícios do tratamento, capacidade científica e tecnológica do médico dentista, expectativa do doente, custos do tratamento face a outras alternativas, não comprometimento de outras opções de tratamento, avaliação de tratamentos prévios, etc.; podendo ser necessário combinar as duas modalidades.

A complexidade do retratamento endodôntico não cirúrgico e cirúrgico apresenta-se muitas vezes como um desafio clínico e requer do médico dentista um elevado conhecimento científico e apoio tecnológico.

 

200x200-jose-manuel-sacramentoJosé Manuel Sacramento

  • Médico dentista, licenciado pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCS-N) em 1993
  • Docente universitário de endodontia no ISCS-N de 1994 a 1998
  • Assistente do Serviço de Clínica Geral Dentária do ISCS-N de 1994 a 1998
  • Docente universitário de endodontia na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, de 2002 a 2008
  • Prática dedicada em endodontia

 

 

facebook

 

Patrocinador oficial

logo-axa

Curso ministrado por

José Manuel Sacramento