Granuloma piogénico na mucosa labial: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Paciente do sexo masculino, caucasiano, com 62 anos de idade, apresentou-se no serviço de Medicina Dentária e Estomatologia do Hospital Militar Principal com queixa de dificuldade de alimentação devido a uma lesão traumática, por mordedura recorrente, na mucosa esquerda do lábio superior que impede o encerramento labial.

Na anamnese, constatou-se que o doente é hipertenso controlado e que sofreu um acidente durante a guerra, tendo ficado paraplégico e doente renal. No exame objectivo, detectou-se uma lesão exofítica lobulada, com base pediculada, de 2cm de diâmetro e 5 mm de espessura e superfície com coloração avermelhada e pseudomembrana. Macroscopicamente, os diagnósticos clínicos provisórios foram: Granuloma Piogénico ou Hemangioma, confirmando-se posteriormente, através de exame histológico, a primeira hipótese.

O prognóstico era favorável e o tratamento realizado foi a excisão cirúrgica completa da lesão. O tratamento de escolha foi a biópsia excisional, com eliminação concomitante de irritantes etiológicos locais, a qual conduziu à remissão total da lesão, apesar de apresentar como desvantagens o risco de hemorragia e dor, desconforto e edema pós-operatório e a necessidade de sutura, anestesia e terapêutica anti-inflamatória ou analgésica.

Segundo a literatura é possível o emprego de técnicas alternativas como o uso de laser, criocirurgia, injeção intralesional de etanol e escleroterapia por sulfato de sódio tetradecil. Como resultados, obteve-se a excisão da lesão e adequada cicatrização dos tecidos afectados, sem recorrência da mesma até à data (cerca de um ano após cirurgia). A biópsia excisional da lesão revelou ser a opção terapêutica adequada, podendo ser utilizada em casos futuros semelhantes.

É pertinente enfatizar a importância do correto diagnóstico desta lesão, distinguindo-a assim de outras entidades que apresentem características clínicas semelhantes para se obter o diagnóstico final exacto, sendo estabelecida uma conduta terapêutica apropriada.