Lesões erosivas no esmalte:revisão narrativa da eficácia de agentes profiláticos/terapêuticos

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 8 novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

A intervenção clínica face a lesões de erosão dentária implica o controlo dos fatores dietéticos e comportamentais, associado a um aporte de agentes de reforço da estrutura dentária dura. Com esta revisão narrativa pretende-se analisar na literatura dados disponíveis acerca da eficácia dos agentes profiláticos/terapêuticos nas lesões de erosão do esmalte.

Métodos

Efectuada pesquisa na Pubmed de artigos publicados entre 2000 e 2012;

Palavras-chave

“Enamel AND Erosion AND Fluoride OR Casein OR Laser”. Na metodologia foram considerados ensaios in vitro, in situ e in vivo, cujo protocolo incluísse um modelo de erosão dentária, excluindo aqueles de erosão-abrasão e os afectos a lesões erosivas dentinárias.

Resultados

Encontraram-se 61 artigos: sendo 46 ensaios in vitro, 13 in situ e 2 in vivo. Os agentes fluoretados mais testados são o Fluoreto de Amina/Sódio/Estanho/Titânio. Os protocolos dos estudos encontrados são muito diferentes, não permitindo encontrar um resultado cientificamente unânime sobre o agente mais eficaz.

O composto formado por cloreto de estanho e fluoreto de amina reúne mais consenso. O pH, a concentração e o tempo de aplicação são fatores importantes na eficácia dos agentes. Os resultados dos estudos sobre a associação do laser com compostos fluoretados e agentes derivados da caseína não são consensuais, sendo necessários mais estudos para validação de protocolos clínicos com estes agentes/métodos/formulações de apresentação.

Conclusões

Os compostos de fluoreto de estanho e amina demonstram uma boa eficácia profilática/terapêutica nas lesões erosivas do esmalte, apresentando concentrações e pH passíveis de serem aplicados em soluções de uso em ambulatório. É importante uniformizar metodologias de avaliação com vista a determinar o agente mais eficaz.

Implicações clínicas

O aumento da prevalência das lesões erosivas no esmalte, torna imperativo o aperfeiçoamento de protocolos clínicos de aplicação de agentes no sentido de reforçar a estrutura dentária e controlar a perda mineral.